Cientista de dados: o que faz, quanto ganha e qual a formação

A MANA Community juntou-se à IBM Garage para construir uma plataforma de IA para minerar grandes volumes de dados ambientais de vários canais digitais e milhares de fontes. Um profissional cada vez mais procurado no mercado de trabalho é, certamente, o coordenador d… O analista de comunicação é um profissional curso de cientista de dados especializado em comunicaç&a… Ano após ano, estudantes brasileiros buscam por boas oportunidades para conseguir ingressar n… + Todas as informações sobre o curso de Ciência de Dados no site da Quero Bolsa. As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.

o que faz um cientista de dados

Licenciatura em matemática: tudo sobre essa graduação!

As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados. A Ciência de Dados utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que estão em constante atualização e evolução. Saber manusear o que há de mais novo no mercado coloca o profissional em um patamar elevado.

Áreas em alta

No mundo do Big Data Analytics, uma empresa que contrata alguém para lidar com grandes bases de dados não sabe exatamente a informação que está procurando e nem o que pode ser extraído. Para alcançar essas informações, grande parte das empresas estão dispostas a investir pesado em tecnologia Big Data. Houve o caso, por exemplo, da empresa que relacionou a compra de fraldas com cerveja e, por isso, resolveu colocá-los próximos na mesma prateleira.

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Cientistas de dados também ganham proficiência no uso de plataformas de processamento de big data, como Apache Spark, o framework de código aberto Apache Hadoop e bancos de dados NoSQL. Para construir modelos de aprendizado de máquina, cientistas de dados frequentemente recorrem a vários frameworks como PyTorch, TensorFlow, MXNet e Spark MLib. Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes.

O cientista de dados e o Big Data

Isso porque há poucos cursos de graduação especificamente voltados para a Ciência dos Dados. Experimente com modelos de base e construa modelos de aprendizado de máquina automaticamente em nosso estúdio de última geração para construtores de IA. Os salários dos cientistas de dados podem variar consideravelmente, dependendo de fatores como localização geográfica, setor de atuação, nível de experiência e habilidades específicas. De maneira geral, porém, esta é uma carreira bem remunerada, refletindo a alta demanda e a especialização necessária. Dados não-estruturados de clientes de uma empresa de alimentação, por exemplo, serão combinados e analisados por um cientista de dados. A partir disso, ele pode indicar os principais problemas que os consumidores enfrentam com determinado alimento ou padrões de consumo ainda não percebidos pela empresa porque os dados eram confusos.

Como a análise de dados pode ajudar uma empresa?

  • Por exemplo, pipelines de dados são tipicamente gerenciados por engenheiros de dados—mas o cientista de dados pode fazer recomendações sobre que tipo de dado é útil ou necessário.
  • Esse tipo de cientista de dados costuma ser o mais procurado pelas empresas brasileiras, principalmente porque a maioria delas ainda não tem um time de dados muito grande.
  • Nunca foi tão fácil gerar tabelas e gráficos, com diferentes estruturas, formatos, tamanhos, cores e fontes.
  • Um exemplo, são jornalistas que aprendem a coletar dados de serviços de streaming de música e desenvolvem matérias analisando o consumo musical nacional.
  • Embora ambos trabalhem com dados, as funções de cientistas e analistas de dados têm distinções importantes.
  • Ao considerar uma carreira como cientista de dados, é tão importante compreender os desafios e realidades do dia a dia quanto as perspectivas de carreira e salários.

Os analistas de dados geralmente focam na interpretação e apresentação de dados existentes para responder a perguntas específicas. Eles se concentram mais em relatórios e insights derivados de conjuntos de dados já estruturados. Embora ambos trabalhem com dados, as funções de cientistas e analistas de dados têm distinções importantes. A função de um cientista de dados é multifacetada e se enraíza profundamente na análise e interpretação de dados complexos. A grade curricular do curso é bem completa e passa por disciplinas da área de Matemática, Tecnologia da Informação (TI) e até o Direito. Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito Cibernético, que regula as relações sociais na internet.

Colaboração com outras áreas

  • O aluno desenvolverá suas habilidades com programação em disciplinas como Introdução a Programação e Programação I. Além disso, o módulo de Machine Learning traz o conhecimento necessário sobre aprendizado de máquina para o estudante.
  • Como mencionado, não há teoria sem prática, assim como não há prática sem teoria.
  • Os cientistas de dados ajudam as empresas e os responsáveis a extrair informações do grande volume de dados coletados diariamente em seus sistemas.
  • Tudo que realizamos em ambientes tecnológicos gera dados e é esse profissional que saberá utilizar o emaranhado de dados conhecido como Big Data e transformar é uma mina de ouro.

Diversas organizações já estão colhendo os frutos do investimento que fizeram em Big Data e tudo isso ainda é só o começo, pois muitas oportunidades ainda surgirão. Por isso, o conhecimento teórico-prático é fundamental para ambas as profissões. Isso porque a Engenharia de Dados é responsável por preparar, coletar e organizar os dados. Grandes empresas do setor financeiro também já utilizam o Big Data Analytics https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ para tentar prever os movimentos de seus clientes. A empresa americana de logística UPS também utiliza o Big Data Analytics para seus mais de 100 mil veículos, por meio de otimizações de cálculos de rotas, cálculo de tempo ocioso dos veículos e recomendação de manutenções preventivas. Essas informações são fornecidas por meio da internet por seus próprios clientes ao utilizarem o aplicativo de carona coletiva.